Posso tomar sol após abdominoplastia

A Abdominoplastia é uma grande intervenção cirúrgica, para remover o excesso de pele, flacidez e gordura do abdômen  é classificada como um procedimento invasivo que requer um prolongado período de recuperação.

A cirurgia plástica do abdômen não deve ser considerada como um tratamento de emagrecimento, apesar de nos casos de grandes obesos que perderam peso as resseções de tecidos serem, às vezes, de grandes proporções. Pessoas demasiadamente obesas obtêm resultado pouco satisfatório com a cirurgia. Nestes casos, a indicação cirúrgica poderá ser feita apenas por razões funcionais e higiênicas.

O resultado aparece, e claro, mas demora cerca de 3 meses para começar, e assim como as mamas, o resultado final só aparece depois de quase 1 ano de pós operatório.

E obviamente que com este tempo todo de espera, você tem que se cuidar para não perder o resultado mesmo antes do resultado aparecer. E coisas simples como tomar sol após abdominoplastia devem ser pensados bem.

Então como muitos pacientes perguntam “posso tomar sol após abdominoplastia?”, separamos algumas informações para ajudar nesta fase.

posso tomar sol após abdominoplastia

O paciente deve ser orientado, de uma maneira geral, de que não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia, em nenhuma circunstância. Isto porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses – aquelas manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia – ficarão com aspecto de tatuagem com a ação do sol. O médico deve explicar que isto acontece porque o ferro presente no sangue concentra-se na equimose e com a ação do sol marca a pele, realmente fixando-se como uma tatuagem.

Quem toma muito sol após a cirurgia também sentirá maior inchaço e latejamento devido à ação da vasodilatação. Por isso, tomar sol moderadamente é aconselhável apenas 30 dias após a realização da cirurgia plástica.

É depois da cirurgia que devemos cuidar os maiores cuidados, então antes de tomar qualquer decisão, pense bem, pois isso pode colocar em risco toda um processo demorado e doloroso. Após o período indicado pelo médico, você poderá aproveitar quantas praias quiser, e enfrentar o sol linda e com protetor solar (não esqueça!).