Cicatriz da abdominoplastia

A abdominoplastia é conhecida como plástica na barriga. Essa cirurgia plástica procura diminuir o abdômen removendo o excesso de pele e gordura reposicionando os músculos da parede abdominal. O procedimento da abdominoplastia ocorre através de incisão semelhante ao da cesariana (semicírculo), acima da linha dos pelos pubianos se estendendo lateralmente, acompanhando a bacia. Essa incisão retira os excessos de pele na região abdominal.

A cicatriz da abdominoplastia pode ter diversos tamanhos, de menor a maior extensão, dependendo da quantidade de tecido removido do paciente. A cicatriz em semicírculo proporciona uma camuflagem com a utilização de trajes íntimos ou de banho. Caso a pele não seja suficientemente elástica para se alcançar a região pubiana, o cirurgião plástico deverá realizar um traço vertical para complementar a cicatriz (T invertido). Recorrer a esse tipo de cicatriz depende diretamente com as condições abdominais e com a elasticidade da pele do paciente, independe da técnica utilizada.Cicatriz da abdominoplastia

Quando for necessário retirar uma quantidade muito grande de pele, o umbigo deve ser reposicionado para um melhor resultado estético, formando, assim, uma pequena cicatriz ao redor do umbigo, sendo escondida pela cavidade umbilical. Os paciente que recorrem à mini abdominoplastia não passam por esse reposicionamento.

No fim do primeiro mês após a cirurgia, a cicatriz pode sofrer um alargamento e um escurecimento de tonalidade, passando do vermelho para o marrom. Esse escurecimento e alargamento é natural. Após o décimo segundo mês (um ano), a cicatriz inicia o seu processo de clareamento, com um tom semelhante ao da pele. Porém não poderá ser feito uma avaliação do resultado final antes do décimo oitavo mês após a cirurgia.